Santa Maria - RS
O Grupo de Montanhismo mais antigo em atividades no RS
Terca-Feira, 19 de Marco de 2024
     

HOME
QUEM SOMOS
ATIVIDADES
EVENTOS
FOTOS
VÍDEOS
INFORMATIVO
AMBIENTE
ÉTICA
CADASTRO
CONTATO

 
 

     Em meados de 1988, jovens praticantes de esportes ao ar livre, reuniam-se a cada final de semana na propriedade do Sr. Francisco Portella, agricultor e admirável pessoa, para acampar, percorrer trilhas e partir aos morros das serras para escalar.

     Após 3 anos de intensas atividades que envolviam desde longas caminhadas, campismo, escalada, até rapel em cachoeiras, em 12 de outubro de 1991, Jadir Bitencourt, Jorge Nascimento, Jorge Tupinambá, Luis Maia, Roberto Medina e Marcelo Teixeira, aspirando organizar excursões e juntar novos adeptos, resolveram criar o Grupo de Montanhismo Bandeirantes da Serra (GMBS) .

     O nome “Bandeirantes da Serra” originou-se devido ao pioneirismo em atividades verticais e também pelos longos trajetos percorridos a pé pelas Serras de São Martinho e do Pinhal, tal como os antigos bandeirantes.

     Os primeiros aprendizados na escalada em rocha vieram de Jadir, por meio de um curso que realizou no Parque do Marumbi, no Paraná. Em 1992, o militar e escalador mineiro João Francisco Mendanha, veio transferido a Santa Maria, onde de imediato, já procurou o GMBS integrando-se e repassando várias técnicas e experiências obtidas em suas escaladas na Região Sudeste.

     A primeira via grampeada (rota com proteções fixas à rocha) foi a Pioneira, aberta em 1992, ao sul do Morro do Carmo. A partir daquele ano, o GMBS concentrou as atividades no mesmo morro, em especial, no Costão, grande festão de arenito ao norte do morro, onde outras vias foram sendo abertas.

     O GMBS, a partir de 1994, passou a receber muitos integrantes, tornando-se necessário formar e qualificar alguns montanhistas para conduzir e instruir os novatos. Decisivamente, foi criado o Curso de Formação de Guias.

     De 1998 a 2002, o GMBS organizou vários cursos de escalada, resgates, treinamentos, excursões estaduais e interestaduais, 3 edições do Encontro de Escalada em Arenito e passou a ser designado Grupo Bandeirantes da Serra (GBS), por principiar sua atuação em outras áreas, além ao montanhismo. Nesta ocasião, novamente, muitas pessoas adentraram ao GBS, abrindo um processo de descontrole, cujo seu auge levou ao cancelamento total das atividades do Grupo.

     Por fins de 2004 e começo de 2005 alguns de seus antigos integrantes voltaram a se mobilizar, dando início a um novo processo que culminou em uma reforma generalizada e um novo produto do Grupo Bandeirantes da Serra.


APOIADORES DESTAQUES NA FUNDAÇÃO: Srs Francisco Portella, João Carlos Girotto e Enio Oliveira da Silva.


APOIADORES DESTAQUES NA INSTRUÇÃO:
Srs Auri de Vargas, José Carlos de Sá Resende, João Francisco Marques Mendanha, Francisco Ruschel, Sandro Marcos da Silva, Evandro Baeta de Almeida, Jorge Alex Rodrigues, Paulo Cesar Rossa e Paulo Roberto Oliveira dos Santos.