Campismo, caminhada, ciclismo e canhonismo são algumas das atividades na natureza desempenhadas pelo GBS, entretanto, é no montanhismo que está sua maior particularidade. É esta atividade o motor do Grupo, tendo alguns de seus integrantes mais de 10 anos de experiência, com forte embasamento em quaisquer técnicas verticais, inclusive aquelas de resgate e auto-resgate.

     É através do aproveitamento deste alicerce e experiência, que o GBS passou a oferecer cursos a não associados, especialização aos seus integrantes, serviços de guia e, até mesmo, serviços em altura. Estas tarefas ajudam a manter a entidade, sendo que, nos seus desenvolvimentos, possuem acompanhamento de um profissional da respectiva área.

     O compromisso com o ambiente é um dos principais objetivos do GBS, efetuando-se tanto em ações locais práticas quanto através da educação ambiental, divulgando os princípios de mínimo impacto e, a partir deste ano, com pesquisas na área ambiental. Projetos fotográficos, assim como, outros a crianças carentes e populações dos locais freqüentados, estão sendo desenvolvidos.